Tradição Gaúcha como Patrimônio Histórico e Cultural - Portal Identidade Campeira

Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Breaking News

TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Tradição Gaúcha como Patrimônio Histórico e Cultural

Senador Heinze pede registro da tradição gaúcha como Patrimônio Histórico e Cultural Foto: Assessoria/Senador O senador Luis Carlos Heinze (...

Senador Heinze pede registro da tradição gaúcha como Patrimônio Histórico e Cultural


Foto: Assessoria/Senador

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) apresentou no dia 25/09/2021, o pedido para o registro da Cultura Gaúcha – formas de expressão e manifestações tradicionais, artísticas, folclóricas e lúdicas – como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, indicação 46/2021 do Senado Federal.
“Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares - como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. A Constituição Federal de 1988, também, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.”

Segundo o gabinete do senador, o pedido iguala as tradições gaúchas a manifestações culturais como o Frevo, Roda de Capoeira, Procissão do Senhor dos Passos de Santa Catarina e Literatura de Cordel, entre outras. A solicitação encontra-se em analise.


Fonte: Site/Senador Luis Heinze

Nenhum comentário

Gracias, em breve entraremos em contato!