Conheça um pouco sobre este intérprete da música campeira, galponeira, regional e nativista.


Intérprete da música campeira, galponeira, regional e nativista, músico e compositor, Ita Cunha nasceu na cidade de São Gabriel em 28 de fevereiro de 1977. Iniciou cedo sua caminhada artística, dando seus primeiros passos na música aos nove anos de idade, participando de eventos locais e programas de auditório. Possui uma grande influência da vida rural, o que é facilmente percebido no seu jeito de ser e na forma de conduzir seu trabalho.
Por 10 anos, tocou e cantou para mais de 30 grupos de danças tradicionais do nosso estado, recebendo várias premiações, o que o fez aproximar-se, cada vez mais, dos grandes públicos.

Em 2001, iniciou sua carreira como cantor de festivais na 9ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel e, a partir disso, foi consolidando sua carreira como intérprete de festivais. Participa de diversos festivais nativistas espalhados por todo o Rio Grande do Sul e fora dele, sendo premiado em vários deles, como: Coxilha Nativista de Cruz Alta, Seara da Canção de Carazinho, Carijo da Canção de Palmeira das Missões, Gauderiada da Canção de Rosário do Sul, Sapecada da Canção de Lages, Cante uma Canção em Vacaria, Estância da Canção de São Gabriel, Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha e tantos outros.

DISCOGRAFIA

Ita Cunha possui três CDs gravados em parceria com o cantor Jean Kirchoff, sendo eles: DE BOM GOSTO (2006), NOS FESTIVAIS (2009) e GAÚCHOS DE FATO (2012), todos lançados pela Gravadora Vertical.

Em 2013 Ita iniciou sua carreira solo, lançando seu primeiro CD pela Gravadora LUNA SOLUÇÕES CULTURAIS: ITA CUNHA “COM JEITO DE CAMPO”, trabalho de muita qualidade, que contou com a participação de vários músicos, profissionais e amigos que conhecem sua trajetória e que colaboraram de forma muito importante para que este álbum se concretizasse.

PREMIAÇÕES

Além das premiações nos Festivais Nativistas como intérprete, no início de 2014, o artista teve seu trabalho “Com Jeito de Campo” indicado ao PRÊMIO AÇORIANOS DE MÚSICA, nas categorias Melhor Álbum Regional e Melhor Intérprete Regional. Hoje, este é o maior prêmio de música do nosso estado e receber uma indicação demonstra o reconhecimento pela qualidade do trabalho que o cantor Ita Cunha vem realizando no decorrer de sua caminhada.

Na Coxilha Nativista do mesmo ano, ele recebeu das mãos de Neto Fagundes, o Troféu Origens, que é uma homenagem feita pela RBS TV e pelo Galpão Crioulo aos artistas destaques dos Festivais Nativistas do nosso estado.

Em 2016, Ita foi indicado pelo Repórter Farroupilha ao Melhores do Ano da Música Gaúcha do G1, na categoria Melhor Cantor do RS. E ainda em 2016 ele foi agraciado com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, como Melhor Cantor do Rio Grande do Sul. Este é um prêmio oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado.

"DO INTERIOR"

Em julho de 2016, Ita Cunha lançou seu segundo CD, que recebe o título “DO INTERIOR”, trabalho que traz música de qualidade, com uma variedade de ritmos e composições de grandes nomes da música gaúcha, como Mauro Moraes, Juliano Gomes, Anomar Danúbio Vieira, Gujo Teixeira, Luciano Maia, Evair Suarez Gomes, entre outros. Boa parte das músicas que compõem este trabalho foram interpretadas por Ita Cunha nos palcos dos maiores festivais nativistas, recebendo diversas premiações.


O Show

Em 2017, trazendo a experiência dos maiores palcos da música nativista, o cantor leva ao público um show maduro, completo, “pra frente”, mostrando toda a sua identidade regional e campeira através do seu cantar. 

Ele passeia por clássicos do cancioneiro gaúcho, músicas dos seus primeiros CDs e traz os maiores sucessos do seu CD “do Interior”, que foi um dos mais vendidos do ano na Minuano Discos. 

Juntamente com a equipe técnica, de produção e dos músicos, é que se leva até o público um dos grandes espetáculos da atualidade!






ITA CUNHA NA CHINA

Em novembro de 2016, a convite da patronagem do Piquete China Véia, o artista viajou até a cidade de Dongguan, na CHINA, para apresentar seu novo CD “do Interior”. Em um evento para mais de 500 pessoas, Ita Cunha, acompanhado de seus músicos, realizou seu show, encantou e emocionou os gaúchos e gaúchas que residem tão longe da querência. Após o show, o baile ficou a cargo do Sr. Edson Dutra e seus convidados.


CONTATO
(51) 9.9848-2789 (todos os horários)
contato-itacunha@hotmail.com

Elisa Portella
PRODUÇÃO E DIREÇÃO EXECUTIVA

Compartilhe:

Identidade Campeira

Comente: