Comemore junto o dia do Chimarrão - #vempromate

O Dia do Chimarrão, 24 de abril, será comemorado entre os gaúchos com o desafio virtual #vempromate. Os organizadores da iniciativa, que teve sua primeira edição em 2015, são o Movimento Tradicionalista Gaúcho, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Instituto Escola do Chimarrão, Comissão Gaúcha de Folclore e Estância da Poesia Crioula.

Na prática, o internauta publica uma foto mateando, com as hashtags #vempromate #pela-pazmundial na mídia social de sua escolha, e chama seus amigos a se juntarem à roda virtual de chimarrão.

No ano passado o desafio teve mais de 15 mil participantes, a grande maioria do Rio Grande do Sul, mas também do exterior, onde as iniciativas foram capitaneadas principalmente pelos Centros de Tradições Gaúcha.

O chimarrão é um dos símbolos do Rio Grande do Sul e unanimidade entre os gaúchos. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, pode-se matear sozinho, acompanhado, em momentos de lazer, no trabalho, enfim, não existe hora, nem lugar, quanto menos condição cultural ou social que imponha barreira para o prazer de tomar um chimarrão. ‘O mate é um símbolo de nossa amizade, de nossa hospitalidade’, afirma.

No Rio Grande do Sul, o Dia do Chimarrão foi institucionalizado pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, quando comemora-se também o Dia do Churrasco e a fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas no mundo, o 35 CTG, localizado em Porto Alegre.

O #vempromate será realizado de 16 a 24 de abril. Para o dia 24, domingo, os CTGs estão organizando mateadas presenciais.

Compartilhe:

Identidade Campeira

Comente:

0 comments so far,add yours

Obrigado por participar!