2º Canto de Amor a Giruá - Inscrições até 26/02/2016



Festival de Composição
''2º CANTO DE AMOR A GIRUÁ''



I – DEFINIÇÕES E OBJETIVOS
Art. 1º- O ''2º CANTO DE AMOR A GIRUÁ'' é um festival cultural e artístico de resgate da nossa história, fatos, causos, riquezas, sonhos, usos e costumes. É organizado pelo Governo Municipal, através da SMEC/Departamento de Cultura e a Comissão Especial responsável pelo evento. Será realizado nos dias 10,11 e 12 de março de 2016, no Parque de Exposições Olmiro Calai, junto a 10ª Festa do Butiá. O Festival deverá contar a história de Giruá através da poesia e da música, mostrando o que nos identifica como giruaenses, oportunizando através e a partir dos valores mais legítimos da nossa cultura a criatividade e a manifestação dos artistas locais. Tem os seguintes objetivos:                                                                    
I- Integrar, aproximar e promover a troca de experiências entre músicos, musicistas, poetas, compositores, intérpretes, analistas e estudiosos interessados na valorização, preservação e divulgação da identidade cultural giruaense;
II- Incentivar a criatividade poético-musical, promovendo um resgate dos valores históricos e culturais;
III- Favorecer a revelação de novos talentos e a divulgação de suas criações artísticas;
IV- Premiar os vencedores do concurso musical e difundir em CD e DVD as composições finalistas;
V- Promover o Município de Giruá e suas potencialidades histórico-culturais;
VI- Criar uma consciência artística compromissada com a preservação ambiental, valorização da vida e da cultura local;
VII- Valorizar artistas que representam caracteristicamente a linguagem e a cultura giruaense.

II -TEMA
Art. 2º- O tema central do Festival é ''Giruá''. Os inscritos deverão apresentar composições próprias e inéditas, versando sobre o tema central.
Parágrafo único: Na composição, poderão ser contadas a história, causos, usos, costumes, cultura, riquezas, paisagens e tudo o que nos identifica como giruaenses. A critério dos compositores, a música poderá ser apresentada por intérpretes, acompanhados de quantos músicos forem necessários.

III – DA ORGANIZAÇÃO GERAL
Art. 3º- Para a realização do Festival o Governo Municipal poderá fazer parcerias com outras entidades públicas e/ou privadas.

IV- DA ADMINISTRAÇÃO DO FESTIVAL
Art. 4º- Compete à Comissão Organizadora, nomeada pelo Prefeito Municipal e que será integrada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura/Departamento de Cultura, as seguintes atribuições:
I - Escolher a Comissão Julgadora da competição musical, a ser integrada por até cinco pessoas de reconhecida idoneidade e qualificação técnica nas áreas da música, poesia, história e cultura local;
II - Divulgar o Festival, receber e protocolar as inscrições à competição;
III - Convidar e/ou contratar artistas comprometidos com a cultura local e regional, para os espetáculos musicais inseridos no Festival;
IV - Definir os critérios de avaliação das músicas concorrentes;
V - Constituir e nomear tantas subcomissões quantas necessárias para melhor atender os objetivos do evento, as quais não serão remuneradas, a exemplo da Comissão Organizadora;
VI - Decidir questões relativas à aplicação deste regulamento em consonância com a legislação vigente;
VII - Em conjunto com o titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, decidir sobre denúncias, casos e situações omissas neste regulamento.

V – DA COMPETIÇÃO:
Art. 5º- A Comissão definirá e publicará até o dia 26 de fevereiro, os membros da Comissão Julgadora de composição musical.
- Na mesma data, será publicado os responsáveis pela triagem e pré-seleção das Composições inscritas obedecendo ao seguinte roteiro:
- As composições serão selecionadas pela Comissão de Triagem, a qual seguirá por uma criteriosa avaliação, não excedendo o número de 32 composições.
- Serão publicadas sete dias antes do festival, as composições selecionadas e aptas a concorrer.                
- Na quinta-feira, até 16 composições serão apresentadas, sendo 08 classificadas.
- Na sexta-feira, as demais 16 composições serão apresentadas e 08 classificadas.
- Na final, sábado, serão apresentadas as 16 composições melhor pontuadas na avaliação dos jurados, e posterior premiação de acordo art. 7º deste regulamento.
Parágrafo único: O total de inscrições definirá o número paritário de concorrentes por noite de classificação para a final.
I - A língua de expressão da letra é o português, respeitada a sintaxe e a fonética, preservadas as expressões regionais e latino-americanas usadas no nosso cotidiano.
Parágrafo único: As expressões latino-americanas, porém, deverão vir acompanhadas de tradução para a língua portuguesa no rodapé da página, sob pena de desclassificação sumária.
II - Não serão classificadas canções que neguem os princípios e propósitos do Festival ou atribuam termos pejorativos à cidade, pessoas e/ou à cultura de Giruá.
III - É vetada a participação neste Concurso de membros das Comissões e Subcomissões do mesmo, bem como, de seus parentes em primeiro grau.
IV - O compositor ou parceria não poderá inscrever mais que 03 (três) composições.
V - As composições inscritas deverão ser inéditas, sob pena de desclassificação sumária.
Parágrafo único: São inéditas as canções (letra e/ou música) que não tenham sido gravadas em disco, CD, DVD, comerciais e filmes.
VI- Não serão cobradas taxas pelas inscrições de composições.
VII - O compositor ou parceria em composição, depois de inscrever seu trabalho, não poderá divulgá-lo até a decisão do concurso, sob pena de eliminação.
VIII - É fixado em 06 (seis) minutos o tempo máximo de duração de cada composição inscrita, com tolerância, a critério da Comissão Julgadora, de até 30 (trinta) segundos.
Parágrafo único: A superação desses tempos máximos, em qualquer das fases do concurso, importará na desclassificação da composição concorrente.
IX – O ritmo musical na apresentação (defesa) das composições é livre.
X – As músicas concorrentes, sejam ou não classificadas, assim como as imagens geradas nas apresentações ficarão à disposição do município e da Comissão Organizadora do Festival para posteriores divulgações do evento e do município em CD e DVD, sempre com o devido crédito do autor sem qualquer remuneração ao autor e músicos participantes, já que o objetivo do concurso é o de valorização do município de Giruá.
XI - Os ganhadores concordam em autorizar o eventual uso de sua imagem, som de voz e nome na internet, em filmes, vídeos, fotos e cartazes, anúncios em jornais, revistas e televisão, toda mídia impressa ou eletrônica, para divulgação da conquista do prêmio sem nenhum ônus para a Prefeitura Municipal de Giruá e ou a Comissão do Festival.
XII- As dúvidas e situações não previstas neste regulamento serão resolvidas  pela Comissão do Festival, sendo que a participação neste concurso constitui ampla e total concordância do participante ao disposto nas cláusulas deste regulamento.
XIII - Concorrentes menores de 18 anos terão que apresentar a concordância através da assinatura dos pais ou responsáveis legais na ficha de inscrição.
XIV - Instrumentistas poderão participar de várias músicas.
XV - Poderão participar concorrentes de todo o Brasil e de países do Mercosul.

Art. 6º- O julgamento das músicas será procedido pelo Júri.
Parágrafo único: Após a apresentação das composições o juri se reunirá e de acordo com as suas planilhas de pontos e o senso comum indicarão as músicas classificadas em 1º, 2º e 3º lugares, bem como as demais premiações.

VI – DA PREMIAÇÃO
Art. 7º- Serão premiadas as composições vencedoras até o 3º lugar com as seguintes premiações:
I) 1º lugar: R$ 6.000,00 (seis mil reais) e troféu
II) 2º lugar: R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) e troféu
III) 3º lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e troféu
IV) Melhor Intérprete: R$ 1.500.,00 ( um mil e quinhentos reais)
V) Melhor Letra: R$ 1.500.,00 ( um mil e quinhentos reais)
VI) Melhor Instrumentista: R$ 1.000,00 (um mil reais)
VII) Melhor Melodia: R$ 1.000,00 (um mil reais)
VIII) Melhor Arranjo: R$ 1.000,00 ( um mil reais)
IX) Música Mais Popular: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)

§ 1º: Desses valores, serão descontados os impostos legais obrigatórios.
§ 2º: O pagamento desses prêmios será efetuado em data e horário estabelecidos pela Comissão Organizadora, preferencialmente no encerramento do Festival.
§ 3º: Os valores das premiações serão disponibilizados aos responsáveis pelo recebimento (devidamente indicado na Ficha de Inscrição) em até 15 (quinze) dias após a realização do evento.

VII - DAS INSCRIÇÕES
Art. 8º- As inscrições serão gratuitas e estarão abertas até as 23hs e 59minutos do dia 26 de fevereiro de 2016. Ficha de inscrição e regulamento estão disponíveis para download  no site da Prefeitura, no link: “http://www.girua.rs.gov.br/VisualizaConteudo.aspx?ID=1326”. A documentação referente a inscrição deverá ser remetida exclusivamente para o e-mail cantodeamoragirua@gmail.com contendo em anexo a Ficha de Inscrição, Cópia da letra da música e áudio da música em formato MP3.
Parágrafo único: Para maiores informações e/ou solução de dúvidas, contatar com o Departamento de Cultura pelo fone (55)3361-2000, Ramal 255 ou por e-mail: cantodeamoragirua@gmail.com

VIII – DISPOSIÇÕES GERAIS
Art . 9º- PASSAGEM DE SOM – Deverá ser feita obrigatoriamente no dia da apresentação, das 9h às 19h. O grupo que não se fizer presente dentro deste horário perderá o direito de equalizar o som.
Art. 10- A organização disporá de toda a estrutura de palco, cabendo aos participantes providenciar o necessário para a execução das composições, sobretudo seus instrumentos.
Parágrafo Único - As atividades de palco terão início às 21h diariamente.



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