8º Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte do Pampaplus




Por: Fernando Lopa

A Associação Brasileira de Hereford e Braford, juntamente com a Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Gado de Corte, Geneplus e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO - UFRGS), promovem desde 2009 o Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do PampaPlus (Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford da ABHB).

Ele acontece todos os anos no mês de março, no Polo de Excelência em genética Bovina de raças Britânicas na sede da Embrapa Pecuária Sul em Bagé – RS. São 3 dias de curso e a carga horária é de 18h, que conta, também, com pesquisadores convidados de diversas instituições de pesquisa em melhoramento animal do Brasil e Exterior. Sendo referência nas discussões de melhoramento genético em bovinos de corte no cone sul das Américas.

O curso objetiva trazer a produtores, técnicos e estudantes uma visão do trabalho de melhoramento animal realizado pela Embrapa e por outros especialistas na área, além de demonstrar aos participantes a metodologia a ser utilizada nas avaliações genéticas, o processo de levantamento de dados a campo, o funcionamento do sistema informatizado e a interpretação dos relatórios do programa PampaPlus/Geneplus. Também serve como pré-requisito para credenciar técnicos habilitados para a coleta de dados nas propriedades.



Compartilhe:

Identidade Campeira

Comente:

0 comments so far,add yours

Obrigado por participar!