A fêmea Jotace Tranca e o macho Destaque da Maior foram os grandes campeões do Freio de Ouro 2014, que teve sua final neste domingo, dia 31, na Expointer. As provas aconteceram com a pista de competição molhada, mas em uma bonita tarde de sol e temperaturas amenas em Esteio (RS). O Ginete do Ano foi Cezar Freire, que conduziu o grande campeão, e o domador do ano foi Gilmar Diosca.

A égua Jotace Tranca, assumiu a liderança já nas primeiras provas funcionais. Conduzida pelo ginete Raul Lima, ela conquistou a maior pontuação da grande final do Freio de Ouro 2014. Jotace Tranca é uma gateada de propriedade de João Juraci Cantarelli, da Estância Eldorado/Cabanha Jotace, de Barra do Quaraí (RS), foi domada por Eberson Domingues. Esta foi a sexta prova disputada pela égua, que foi Bocal de Bronze em 2013 e 7ª colocada no Freio de Ouro do ano passado.

– Este ano a nossa cabanha completa 25 anos de criação e esse prêmio vem para mostrar que tudo que a gente sempre acreditou está no caminho certo – disse Daniela Cantarelli, representando a Cabanha.

A segunda colocada, Divisa de Los Campos, foi Bocal de Ouro neste ano. A zaina, nascida em 2007, pertence ao criador Aldo Vendramin, de Curitiba (PR). Foi domada por Douglas Miguel Lima e montada pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira nesta final. Em terceiro lugar ficou a zaina colorada Sananduva do Salton, de propriedade do criador Paulo Murilo Barreto Dias Lopes, de Dom Pedrito (RS). Foi domada por Afonso Jardim e realizou as provas conduzida pelo ginete Marcio Maciel.

Em quarto lugar ficou a égua Capanegra Oña Guinda, pertencente ao criador Fernando Dornelles Pons, de Bagé (RS), da Cabanha Capanegra. Ela foi domada por Tiago Duarte e conduzida pelo ginete Roberto Carlos Ferraz Duarte.

PONTUAÇÃO DAS FÊMEAS
1ª Jotace Tranca - 21,714  pontos
2ª Divisa de Los Campos - 21,701 pontos
3ª Sananduva do Salton - 21,299 pontos
4ª Capanegra Oña Guinda – 20,825 pontos

Machos

A vitória entre os machos foi uma surpresa, decidida nos últimos minutos da prova Bayard Sarmento, deixando o campeão de 2013, Cadejo da Maior, em segundo lugar. O grande campeão foi o garanhão de pelagem cebruna Destaque da Maior, de propriedade da Parceria Destaque da Maior, domado por Vilmar Figueiredo e conduzido pelo ginete do ano, Cézar Augusto Schell Freire. Destaque da Maior já havia alcançado o quarto no campeonato em 2012 e 2013.

Luciano Ghisleri, um dos representantes da parceria, levou o tradicional banho de lama dos estreantes no pódio do Freio de Ouro. E não reclamou:

– Esse é o segundo melhor batismo da minha vida, ganhar o Freio de Ouro é uma emoção indescritível. Nós acreditávamos muito nesse animal, conhecemos a genética e sabemos o potencial dele. Ele não negou nossa persistência, valeu tudo que percorremos até agora – disse o criador, emocionado.

O segundo colocado, Cadejo da Maior, foi exposto pela Santo Izidro e Ouro Fino Crioulos de Santa Maria (RS). O garanhão, também domado por Vilmar Figueiredo, foi conduzido nas provas deste domingo por Daniel Waihrich Marim Teixeira.

Em terceiro lugar ficou JA Impecável, um garanhão jovem, de apenas cinco anos, que foi Bocal de Prata neste ano. O cavalo colorado nasceu e foi criado na Santa Edwiges, em São Lourenço do Sul (RS), a cabanha que conquistou o maior número de títulos na competição mais prestigiada da raça crioula. Domado e conduzido pelo ginete Milton Castro, o ginete mais premiado da história da competição que já esteve sete vezes no lugar mais alto do pódio.

Em quarto lugar ficou o gateado Harmonia Temprano, da Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar (RS). O garanhão subiu um degrau no pódio e levou o prêmio máximo na classificatória de inéditos deste ano, o Bocal de Ouro, depois que Festejo 1061 Maufer foi barrado no antidoping. Domado por Maciel Martins, Harmonia Temprano correu as provas deste domingo conduzido pelo ginete José Fonseca Macedo.

PONTUAÇÃO DOS MACHOS
1º Destaque da Maior - 21,454 pontos
2º Cadejo da Maior - 20,996 pontos
3º JA Impecável - 20, 716 v
4º Harmonia Temprano - 20,173 pontos


Fonte e texto: Canal Rural
Compartilhe:

Identidade Campeira

Comente:

0 comments so far,add yours

Obrigado por participar!