Foto: Fagner Almeida/ABCCC
Chegou a hora de definir as últimas oito vagas para a grande final do Freio de Ouro 2014. A decisão será realizada na classificatória aberta de Brasília (DF) entre os dias 25 e 27 de julho. A última seletiva do circuito conta com um grande número de participantes. São 51 conjuntos na disputa, sendo 22 fêmeas e 29 machos.

Ferrari Gravatá, da Cabanha Mezaroba, de Itajaí (SC), é a fêmea com a maior pontuação entre as inscritas. A égua tostada alcançou média final de 19,581 na credenciadora de Camaquã (RS), disputou vaga na classificatória aberta de Esteio (RS) entre os dias 10 e 13 de julho e chegou na quinta colocação, ficando como reserva da etapa. A filha do grande campeão da Expointer, BT Lamborguine, agora volta à pista nas mãos do ginete Cézar Augusto Freire para garantir a vaga. As fêmeas vão ser julgadas pelo trio de jurados formado por Jean Mendes, Jorge Rosas Demiate Junior e Rodrigo Albuquerque Py. E a expectativa é de muita qualidade em pista.

- O crescimento e o nível das provas na região não deixam a desejar a qualquer outra classificatória do ciclo. Além disso, a pista da prova é muito boa - avalia Mendes.  

Na categoria dos machos, Discutido da Reconquista, da Cabanha Marca dos Santos, de Viamão (RS) tem a maior média. São 19,418 pontos adquiridos na credenciadora de Santa Rita do Passa Quatro (SP). O cavalo gateado é filho do Freio de Bronze BT Haragano e também vai entrar na arena sob o comando de Cézar Augusto Freire. Os garanhões vão ser avaliados pelos criadores Marco Antônio Stumpf, Álvaro Dumoncel e André Luiz Narciso Rosa. Esta é a última chance de conquistar uma vaga para a final da competição, por isso a etapa deve ser ainda mais disputada. 

- É a terceira vez que vou julgar uma classificatória em Brasília. Acredito que será uma etapa forte por ser a última e aberta - diz Stumpf.

Para o vice-presidente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Laitano, o grande volume de animais na última classificatória mostra a importância que os criadores dão para estar na final do Freio de Ouro, com destaque para a participação de criadores do centro do país.

- Esta seletiva em Brasília é uma aposta que a ABCCC fez para a expansão da raça Crioula pelo país - diz Laitano. 

O Canal Rural e o C2Rural transmitem a final da última seletiva no domingo, dia 27 de julho, a partir das 9h.

Confira a programação:

25/7/2014
08h00 - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
10h00 - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos
13h30 - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas - Fêmeas
18h00 - Reunião de Núcleos da Região 8

26/7/2014
08h00 - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas - Machos
13h00 - Prova de Mangueira - Fêmeas/Machos
15h30 - Prova de Campo - Fêmeas/Machos 
21h00 - Leilão DKP Crioulos do Brasil

27/7/2014
09h00 - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo) 
12h00 - Encerramento e Entrega de prêmios


Fonte e texto: Canal Rural e ABCCC
Compartilhe:

Identidade Campeira

Comente:

0 comments so far,add yours

Obrigado por participar!