Foto: Divulgação/ABCCC

A próxima parada do Freio de Ouro 2014 será no município de largas avenidas que é conhecido pela natureza privilegiada do Balneário do Morro dos Conventos, um ponto de encontro do rio Araranguá com o oceano, as dunas e as montanhas. A produção de mel coloca a cidade na posição de maior exportador apícola do país.

Localizada no extremo sul catarinense, Araranguá recebe pela primeira vez uma etapa seletiva da prova mais conhecida da raça crioula. A décima classificatória do ciclo será realizada no Caverá Country Park entre os dias 27 e 29 de junho. Os 35 animais inscritos na última classificatória antes das etapas Abertas serão avaliados pelos criadores Luís Rodolfo da Costa Machado, Marcelo Montano Coelho e Ciro Manoel Canto de Freitas.


A égua Presilha Preciosa, da Cabanha Presilha, de Santo Antônio da Patrulha (RS), chega na seletiva com a maior pontuação entre as 18 fêmeas inscritas. A exemplar, apresentada pelo ginete Cézar Augusto Freire, conquistou 19,406 pontos e foi a primeira colocada na credenciadora de Jaraguá do Sul (SC). 

Viragro Fina Estampa, da Viragro Agropecuária, de Curitiba (PR), tem a segunda maior nota: 19,157 pontos. A égua, montada pelo ginete Lindor Collares Luiz, tem os genes de dois conhecidos exemplares da raça crioula. O pai, Viragro Rio Tinto, foi quatro vezes finalista do Freio de Ouro, tendo alcançado o quarto lugar na competição. A mãe, Capela 437 Onza, chegou à final do Freio em duas oportunidades e tem no currículo a sexta colocação no Bocal de Ouro.

São 17 machos inscritos na seletiva e Campana Sello, da Cabanha Sabiendas, de Viamão (RS) é o mais pontuado, com 19,033 pontos conquistados na credenciadora de Jaraguá do Sul (SC). O cavalo que foi finalista do Freio em 2012, é filho do Bocal de Prata 2001, Campana Guasquero. O ginete Raul Lima será o responsável por conduzir o animal em pista.

Confira a programação

27 de Junho
08h30 - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
10h00 - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos
13h30 - Andaduras/Figuras/VSP/Esbarradas - Fêmeas/Machos
21h00 - Leilão Estância Rio da Pedra e Convidados

28 de Junho
08h00 - Prova de Mangueira - Fêmeas/Machos
10h30 - Prova de Campo - Fêmeas/Machos

29 de Junho
09h00 - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)
12h00 - Encerramento e entrega de Prêmios
21h00 - Leilão Araranguá Prime


Fonte e texto: Site Oficial do Freio de Ouro
Compartilhe:

Identidade Campeira

Comente:

0 comments so far,add yours

Obrigado por participar!